António Casqueiro
Professor de matemática e ciências naturais do 2º CEB
Portefólio reflexivo de aprendizagem
Numa entrevista, José Saramago salientava que todos os livros, em particular os seus, deviam vir com uma cinta com estas palavras “Atenção, este livro leva uma pessoa dentro”. Reiterando esta ideia, também Sá-Chaves (2005) salienta que “os portefólios reflexivos também trazem gente dentro”.
Enquadramento teórico:
O que são portefólios?
A raiz da palavra portfólio vem das palavras italianas “portare”, que significa “levar”, e “foglio”, que significa “papel” ou “folha” (Kemp e Toperoff, 1998, p. 5). Contudo, sem pretensões de evocar a melhor definição de portefólio, atendendo às inúmeras existentes, tentarei clarificar o seu significado(...)
Que tipo de portefólios existe?
Existe uma grande panóplia de propostas para a tipificação dos portefólios. Procurando simplificar uma questão complexa, apresentamos aqui dois tipos de portefólios que, encarados do ponto de vista teórico, correspondem aos extremos entre os quais se pode encaixar toda a diversidade de abordagens da metodologia que possamos desenvolver.
O que pode incluir um portefólio?
Um portefólio pode incluir todo o tipo de evidências: instrumentos de observação e de avaliação das aprendizagens; trabalhos e projetos que testemunhem os processos de aprendizagem e de aquisição de competências; instrumentos de reflexão e de consciencialização do aluno face ao seu próprio percurso pessoal e escolar;... (Bernardes e Miranda, 2003)
Quem são os intervenientes?
Os principais intervenientes no processo de desenvolvimento do portefólio são o aluno e o professor. É na interação que se estabelece entre ambos durante o processo que se joga o sucesso desta metodologia (...)
Quais são as vantagens da utilização de portefólios?
Os portefólios têm vantagens relativamente aos outros instrumentos de avaliação, nomeadamente:
- Evidenciam o processo de aprendizagem e não apenas o produto – não são meros flashes dispersos de aprendizagem como os testes (...)
Orientações para elaboração do teu portefólio:
Organização
Para te orientar na construção do teu portefólio reflexivo de aprendizagem, saliento aqui alguns aspetos (evidências) que poderão integrá-lo e explicito cada um deles.
Para acederes
Publicado em 19/09/2013
Reflexões
As reflexões são a evidência mais trabalhosa mas também uma das mais enriquecedoras do teu portefólio.
Para te ajudar deixo aqui alguns exemplos de reflexões feitas por colegas teus...
Publicado em 19/09/2013
Reflexão final
A reflexão final é um balanço autorreflexivo de todo o trabalho realizado ao longo do ano que pode contemplar a tua autoavaliação. Esta só será apresentada na apresentação final do portefólio, isto é, no final do 3.º Período.
Contudo, deixo aqui um exemplo que te poderá ajudar na elaboração da tua reflexão final.
Publicado em 19/09/2013